Churrascão 2022: conheça a história de Wilson Sideral, atração confirmada para esta edição

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Por: Douglas Alexandre

Dia 19 de março você tem um compromisso marcado com a APCEF/MG. Está chegando a hora de aproveitar o Churrascão de 2022 com várias experiências e atrações especiais, uma delas é exatamente a presença confirmada do cantor mineiro Wilson Sideral, com sua turnê Tropical Blues. Nascido em maio de 1975, Wilson da Silveira Oliveira Filho, ou somente Wilson Sideral (seu nome artístico), é um músico, compositor, intérprete, guitarrista e produtor musical, nascido em Alfenas, cidade mineira que fica a cerca de 350 km de Belo Horizonte, a capital.

Desde muito novo, o pequeno Wilson já tinha muita musicalidade. Irmão de Rogério Flausino (Jota Quest) e primo de Marcus Menna (LS Jack), na família ainda era influenciado pelas músicas da Jovem Guarda, que os pais e tios ouviam. Em 1987 formou sua primeira banda intitulada Contacto Imediato. Cinco anos mais tarde veio a segunda banda, Capitão Gancho, em 1992, com repertório agudo e voltado ao rock’n’roll dos anos 70. Mas pouco antes disso, ele ainda ganharia um prêmio de melhor instrumentista no primeiro festival de rock de Poços de Caldas, cidade vizinha à Alfenas.

Aos 18 anos, Wilson Sideral se mudou para Belo Horizonte para se dedicar de vez a música e integrar a banda Omeriah, com influências no reggae e na música latino-americana, convidado por seu amigo Alexandre Mourão. Em 1997, após quatro anos dedicados a sua banda e aperfeiçoamento dos seus dons como guitarrista, compositor e vocalista, enfim lança sua carreira solo.

Em 1998 sua primeira música a estourar nacionalmente foi “Fácil”, interpretada por seu irmão Rogério Flausino e alcançando as paradas de sucesso com o Jota Quest. Após alguns convites, em 1999 gravou seu primeiro primeiro disco, intitulado “1”, com a música “não pode parar” tendo grande destaque nacional. Em 2002 lançou seu segundo álbum “Na paz”, que contou com a participação de Dinho Ouro Preto da banda Capital Inicial. Por este trabalho, Wilson Sideral teve a música “Um Beijo Seu” inserida como trilha sonora da novela Malhação.

Grandes trabalhos surgiram e o jovem Wilson Sideral começou fazer várias parcerias. Em 2004, ele inovou criando seu próprio selo independente chamado Sideral Experience. Mantendo parceria com a Universal Music (gravadora dos seus dois primeiros discos), lançou seu álbum “Lançado ao Mar” com a sua própria marca. Ainda por este trabalho, recebeu o convite para gravar a canção “Lobo Mau” de Roberto e Erasmo Carlos da Jovem Guarda no DVD “Um Barzinho e um Violão – Jovem Guarda”.

O ano de 2007 foi marcado pelo lançamento do álbum “Dias Claros” e também das trilhas em novelas, por que não? Sideral emplacou mais três hits nas telinhas. A sua releitura de “Exagerado” de Cazuza entrou para a trilha de “Revelação” do SBT, “Fugindo de Mim” fez parte de Malhação da Rede Globo e “Minha Garota” entrou para a trilha de “Amor e Intrigas” da Record.

Em 2009 Wilson Sideral saiu de sua zona de conforto e em comemoração aos dez anos de lançamento do seu primeiro álbum, gravou o primeiro CD ao vivo de sua carreira, contando com alguns de seus sucessos, como as músicas “Fácil”, “O Vento” e “Na Moral” (que se tornaram famosas com o Jota Quest), Fogo do Capital Inicial e de Raul Seixas, “Metamorfose Ambulante”.

No ano de 2010 o artista inovou lançando o álbum “#Singles” que foi o primeiro a ser lançado no formato USB (pen drive) com edição limitada. Após tantos trabalhos como compositor e colaborações com grandes artistas/autores da música brasileira, como Jota Quest (“Fácil”, “Na Moral” [ft. Seu Jorge], “Blecaute” [ft. Nile Rodgers & Anitta] e “Pra Qdo Vc Se Lembrar de Mim”); Funk Como Le Gusta (“Yeah, Yeah, Yeah”); Dinho Ouro Preto (“Simples”); Fiuk (“Foi Preciso Você”); Max de Castro (“Uma Balada Nova”); Rogério Flausino (“Maria” e “Não Reclamo”, poema de Cazuza musicado por Sideral); Paulo Coelho (“O Amor Só Descansa Quando Morre”); Tomate (“Foi”, “Um Beijo Seu”); e Rappin Hood (“You”), Sideral também ganhou o prêmio multshow de revelação da música brasileira no ano de 2000 e indicação ao Grammy Latino em 2002.

Wilson Sideral realizou algumas apresentações em grandes festivais de música como Rock in Rio em 2015, Prime Rock Brasil, Planeta Atlântida, Pop Rock Brasil, Rock Brasil 40 Anos, Festival BB Seguros de Blues e Jazz, Triângulo Music Festival, Vijazz e Blues Festival, Planeta Brasil, e o convite especial da banda norte-americana, R.E.M., para o show de abertura da 2008 TOUR em São Paulo.

Atualmente se dedica à turnê Tropical Blues, Vol. 3”, fechando a trilogia de álbuns que compõem o repertório da turnê Wilson Sideral Tropical Blues. O álbum traz regravações de grandes clássicos da música popular brasileira, com uma nova versão blues e muita animação.

Churrascão 2022: últimos ingressos à venda!

Wilson Sideral é mais uma atração confirmadíssima para o nosso Churrascão 2022 no espaço Casa Lagoa Eventos da APCEF/MG que vai ocorrer no dia 19 de março de 2022 e conta ainda com Skank em sua turnê de despedida e muito mais! O evento é totalmente open bar e open food, e ainda restam ingressos para venda que podem ser adquiridos pela Sympla.

Confira o recado que Wilson Sideral deixou para nós: